Добавил:
Upload Опубликованный материал нарушает ваши авторские права? Сообщите нам.
Вуз: Предмет: Файл:
экономика.doc
Скачиваний:
7
Добавлен:
26.03.2016
Размер:
348.67 Кб
Скачать

A reforma "realista" do fmi

- Сегодня многие говорят о том, что необходимо как можно скорее провести реформу Международного валютного фонда. В качестве альтернативы предлагают пересмотреть структуру международной валютной системы. Одной из причин для принятия этих срочных мер является тяжелое экономическое положение новых индустриальных стран. За реформу МВФ выступают многие, но, на мой взгляд, ничего не предпринимается в этом направлении. Как Вы думаете, почему?

- Não é porque haja falta de ideias e propostas. Bem pelo contrário. Como resultado do actual debate, por vezes muito aceso, elas até abundam. Pelo menos quatro governos dos "grandes" já apresentaram propostas - o francês, o alemão, o canadiano e o norte-americano. Depois os Grupos dos 22 (que envolvem países desenvolvidos e menos desenvolvidos) e dos 7 já produziram relatórios e declarações sobre a matéria. São imensas as vozes da academia e até dos mercados financeiros a avançar com esquemas adicionais. Até o director do FMI, já proferiu uma série de discursos sobre a matéria.

  • Если столько стран выступают за реформу, то почему затягивается решение этого вопроса?

  • Muitas destas propostas são inclusive contraditórias e incompatíveis. O problema político é pegar nalgumas delas e pô-las em prática. A minha abordagem é diferente em doís pontos. Primeiro, eu acho que há que actuar sobre o sistema - sobre a arquitetura financeira internacional - e não primordialmente sobre o FMI. E, em segundo lugar, devemos centrar-se em ideias práticas, exequíveis, que tenham hipótese, e aqui entra o contexto político.

  • Говоря о глобальном характере построения мировой финансовой системы, многие аналитики высказывают мнение о том, что именно институты, рожден­ные в Бреттон Вудсе, не отвечают требованиям времени. Вы согласны с такой точкой зрения?

  • Е preferível irmos por partes. É um facto que o mundo se transformou imenso nas últimas décadas. As tecnologias de informação e agora a Web mudaram completamente o jogo financeiro. E, então, estando aqui é impossível ser cego! Hoje em dia o capital pode movimentar-se pela Internet inclusive. A desregulação financeira é imparável. E a democracia é contra o controlo dos capitais. O meu ponto de vista é que a mobilidade de capitais veio para ficar, é a vaga do futuro. É inevitável e irreversível.

  • Какова, на Ваш взгляд, оборотная сторона медали этого процесса?

  • Ponto prévio: os benefícios desta mobilidade de capitais são imensos. Mas, os mercados financeiros não são perfeitos. Eu concordo que a mobilidade de capitais tem um lado escuro. Certamente, parafraseando Winston Churchill, diria, neste caso, que ela é a pior forma que são bem piores. E como os mercados financeiros são caracterizados pela assimetria de informações poderão gerar crises financeiras. Elas poderão ocorrer, certamente, com diferentes sabores. Mas o problema da instabilidade é incontornável: hoje em dia é um facto que os factores financeiros têm um papel muito forte. E no futuro será ainda maior. O que é que resulta daqui? Que é preciso identificar medidas que possam minimizar a incidência dessas crises e ajudar a resolvê-las com o mínimo custo. A meta não é construir um sistema financeiro que seja imune às crises. Seria em vão.

- Что Вы имеете в виду, говоря о "реальной" реформе МВФ? И какие структурные изменения необходимо провести в Фонде в ближайшее время?

- Atenção, que eu até não falo primordialmente de reformas do FMI propriamente dito, ainda que tenha a dizer algo sobre o tópico. O meu ponto de vista é sobretudo modificar o ambiente em que o Fundo opera, o que, naturalmente, dará ao FMI outra dinâmica. E agora, sobre as novas medidas estruturais. A primeira seria a adopção de novos standards financeiros internacionais para boas práticas bancárias, particularmente nas economias emergentes. A outra tem a ver com a forma de lidar com as entradas de capitais de curto prazo particularmente nos mercados financeiros emergentes. Neste campo, sou adepto da solução chilena. Eles actuam fiscalmente, com impostos, junto destes movimentos de entrada de capitais de curto prazo. É preciso reconhecer que não é fácil ser-se uma pequena economia nesta era de globalização. O capital ora entra e ora sai no curto prazo. Eu penso que é preferível usar o fisco às regulações e controlos administrativos.

TEXTO COMPLIMENTAR

Banco Mundialé um termo usado para descrever umainstituição financeira internacionalque forneceempréstimos alavancadospara ospaíses em desenvolvimentopara osprogramas de capital.

O Banco Mundial é diferente do Grupo Banco Mundial, em que o Banco Mundial dispõe de apenas duas instituições: oBanco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento(BIRD) e daAssociação Internacional de Desenvolvimento(AID), enquanto o segundo incorpora estas duas, além de mais três:Corporação Financeira Internacional(CFI),Multilateral Investment Guarantee Agency(MIGA) e CentroInternacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos(CIADI).

A sua missão inicial era financiar a reconstrução dos países devastados durante a Segunda Guerra Mundial.

Actualmente, sua missão principal é a luta contra a pobreza, através de financiamento e empréstimos aos países em desenvolvimento. Seu funcionamento é garantido por quotizações definidas e reguladas pelos países membros.