Добавил:
Upload Опубликованный материал нарушает ваши авторские права? Сообщите нам.
Вуз: Предмет: Файл:
экономика.doc
Скачиваний:
7
Добавлен:
26.03.2016
Размер:
348.67 Кб
Скачать

Lavagem de dinheiro

Lavagem de dinheiro (ou, também chamada em Portugal,branqueamento de capitais) é uma expressão que se refere a práticas económico-financeiras que têm por finalidade dissimular ou esconder a origem ilícita de determinados activos financeiros ou bens patrimoniais, de forma a que tais activos aparentem uma origem lícita ou a que, pelo menos, a origem ilícita seja difícil de demonstrar ou provar. É dar fachada de dignidade a dinheiro de origem ilegal.

A expressão inglesamoney launderingresulta do fato que o dinheiro adquirido ilegalmente ésujodevendo serlavadooubranqueado. Uma origem lendária leva aAl Caponeque teria comprado em1928, emChicago, uma cadeia de lavanderias (laundromats), da marcaSanitary Cleaning Shops. Esta fachada legal ter-lhe-ia permitido fazer depósitos bancários de notas de baixo valor nominal, habituais nas vendas de lavanderia - mas resultantes afinal do comércio de bebidas alcoólicas interdito pelaLei Secae de outras atividades criminosas como a exploração daprostituição, dojogoe aextorsão.

Ainda que a associação da Máfia ao termo não seja precisa, papel de destaque nos modernos processos de lavagem tem o mafioso Meyer Lansky(nascido Majer Suchowliński em 1904), especialmente quanto ao uso deoffshoresno processo.

De fato, a expressão "laundering" aparece pela primeira vez no jornal inglês "Guardian" e populariza-se nos anos 1970quando doCaso Watergate. Um informante, baptizado de "Garganta Profunda" (William Mark Felt), aconselhou o repórterBob Woodward, do Washington Post: "- Siga o dinheiro". O Comité de Reeleição do então Presidente dos Estados Unidos,Richard Nixon, envolvera-se em transações financeiras que direcionavam fundos ilegais de campanha para o México e depois de volta para osEstados Unidos, através de uma companhia em Miami. A história foi contada no filmeTodos os Homens do Presidente, comRobert RedfordeDustin Hoffman.

Tarefas.

  1. Traduza o texto ao russo

  2. Está de acordo com o dito “O dinheiro não tem cheiro”? Dê o seus argumentos.

  3. Prepare-se para a discussão “Branqueamento de capitais e o seu impacto para a actualidade”.

UNIDADE 3

  1. Ler e compreender o texto.

COMÉRCIO. COMÉRCIO INTERNACIONAL

O comérciobaseia-se na troca voluntária deprodutos. As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (comércio bilateral) ou entre mais do que dois parceiros (comércio multilateral). Na sua forma original, o comércio fazia-se portroca directade produtos devalorreconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro. Os comerciantes modernos costumam negociar com o uso de um meio de troca indirecta, odinheiro. É raro fazer-se troca directa hoje em dia, principalmente nos países industrializados. Como consequência, hoje podemos separar acompradavenda. A invenção do dinheiro (e subsequentemente do crédito, papel-moeda e dinheiro não-físico) contribuiu grandemente para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.

A maioria dos economistasaceita a teoria de que o comércio beneficia ambos os parceiros, porque se um não fosse beneficiado ele não participaria da troca, e rejeitam a noção de que toda a troca tem implícita a exploração de uma das partes. O comércio, entre locais, existe principalmente porque há diferenças no custo de produção de um determinado produto comerciável em locais diferentes. Como tal, uma troca aos preços demercadoentre dois locais beneficia a ambos.

Sinais empíricos do sucesso do comércio podem surgir quando se compara países como a Coreia do Sul- que adopta um sistema de comércio livre quase sem restrições - e aÍndia- que segue uma política mais proteccionista. Países como a Coreia do Sul tiveram um desempenho bastante melhor (se medido por critérioseconómicos) do que países como a Índia, ao longo dos últimos cinquenta anos.

O comércio mundial é regulamentado pela Organização Mundial de Comércio (ОМС).

O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal, que são as actividades à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem pagar impostoo.

O comércio internacionalé a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela doPIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade (verrota da seda), mas a sua importância económica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avançoindustrial, dostransportes, aglobalização, o surgimento das corporaçõesmultinacionais, e ooutsourcingtiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenómeno da globalização.

O comércio internacional é uma disciplina da teoria económica, que, juntamente com o estudo dosistema financeiro internacional, forma a disciplina daeconomia internacional.

Exportaçãoé a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou não, como nas doações.