Добавил:
Upload Опубликованный материал нарушает ваши авторские права? Сообщите нам.
Вуз: Предмет: Файл:
economia II.doc
Скачиваний:
7
Добавлен:
26.03.2016
Размер:
451.07 Кб
Скачать

V.Faça a tradução bilateral Entrevista a Octavio Ianni

ПоВашемумнению,чтотакоесовременныйкапитализм?

É um novo ciclo intensivo e extensivo de desenvolvimento em que o capitalismo ingressou em escala mundial. Mas estou convencido de que se deve falar não apenas sobre globalização, mas sobre mundialização, transacionalização e planetarização. O capitalismo já nasceu mundial, com a viagem de Vasco da Gama, e continuou depois, com o descobrimento do Novo Mundo. Em fins do século XV e começo do século XVI, houve um surto de expansão do capitalismo em termos de mercantilismo, de pirataria e escravismo. Quem descobriu o Brasil? Não foi Cabral, nem o Caminha, mas o mercantilismo. Em busca de especiarias e minérios, foram decretadas as viagens transcontinentais e as conquistas. Um exemplo mais límpido: o que significa “Argentina”? Vem de argento, prata. O que significa “Brasil”? Vem do pau-brasil. São mercadorias.

Каковы особенности современного этапа социально-экономического развития общества?

   Uma coisa é mercantilismo, outra coisa é colonialismo, outra distinta é imperialismo. E agora, estamos nesse outro ciclo, o globalismo. O que não significa que não haja mais imperialismos, colonialismos e inclusive mercantilismos. É claro que há. Mas hoje os grandes atores do capitalismo mundial são as grandes corporações transnacionais. Em geral, elas são assessoradas, direta ou indiretamente, por organizações também transnacionais, como o Grupo dos Oito (G-8), a Conferência de Davos, o FMI, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC). São organizações multilaterais, constituídas por Estados nacionais que atuam de acordo com a dinâmica dessas corporações. Por isso, já não dá mais para falar simplesmente em metrópole e colônia, ou em país dominante e dependente. As corporações mandam em certos países muito mais que os próprios governos. E pode ser qualquer governo, mesmo os poderosos, como o Japão, os Estados Unidos ou a Alemanha.

Почему не исчезла безработица в условиях глобализации?

A globalização que está acontecendo é de cima para baixo. Se desenvolve conforme os princípios do neoliberalismo, conforme os interesses dos setores dominantes em escala mundial. O resultado é o imenso sacrifício dos diferentes setores sociais. O desemprego é um exemplo. Na Argentina ele é de 20% e não é verdade que a culpa dessa alta taxa é só do governo argentino. Foi a dinâmica da economia mundial que levou muitas transnacionais a transferir suas empresas de lá para o Brasil e outras partes. A globalização é um fato indiscutível, com complicações não só econômicas, financeiras e tecnológicas, mas também políticas, sociais e culturais. As manifestações de protesto em várias partes do mundo são de uma tentativa de fazer face à globalização de cima para baixo e propor uma de baixo para cima. É a luta por mais democracia, melhor distribuição da riqueza, evitando que direitos sejam dizimados.

 

TEXTO COMLIMENTAR.

Constantemente vemos os brasileiros correndo, batalhando para conseguir um emprego decente e bem remunerado, pois na atual realidade em que o mundo moderno se encontra sugere mudanças urgentes na sociedade, no que diz respeitoao mercado de trabalho, é fato também que a sociedade não está acompanhando o ritmo dessa mudança, pois as profissões estão desaparecendo e outras surgindo, onde a concentração de renda aumenta e a economia esta se globalizando. Nesse ritmo, grandes empresas estão investindo em características antes vistas como sem importância, a criatividade esta sendo diferencial, pré-requisito para o trabalhador moderno, além de formação profissional.

A conseqüência do desemprego do Brasil também pode estar ligada ao sistema educacional que necessita de uma melhora, preparando novas gerações para a versatilidade do mundo moderno, bem como as políticas contra o desemprego que precisa apresentar soluções adequadas à realidade de uma economia que não pode ser mais dividida em simplesmente formal e informal. Outro lado também que tem como conseqüência o despreparo das universidades em produzir profissionais capacitados para o mercado de trabalho, onde os novos cursos superiores possuem períodos menores ou mesmo cursos superiores que são feitos em finais de semana em que apenas oferece um diploma universitário. E se por um lado faltam empregos para a maioria da população, também faltam profissionais capacitados para preencher as vagas das empresas.

Outro grande fator que pode aumentar e explicar significativamente a taxa de desemprego é o avanço da tecnologia, onde uma máquina substitui o trabalho de 10, 20 ou 40 pessoas. Isso ocorre desde a Revolução Industrial de m1750, que provocou insatisfação nos trabalhadores. Outro exemplo do desemprego é informática onde pessoas também são substituídas por máquinas, como no bancos, onde você pode sacar dinheiro, pagar uma conta através dos caixas eletrônicos. Mas em vista temos que levar em conta de que de nada adianta abrir vagas de trabalhas se não existem pessoas capacitadas para assumirem a vaga. Por nos dias atuais é importante você não perder nenhuma chance de estudo e procurar ao máximo se qualificar com cursos, porque para você pode parecer apenas mais um diploma, mas no futuro fará toda a diferença.

TAREFAS.

  1. Traduzir o texto ao russo.

  2. Fazer o resumo do texto.

TEMAS PARA FALAR:

  1. Prepare-se para falar sobre o tema “O surgimento de novas profissões não pode acabar com o desemprego?”

  2. Prepare o relatório “O desemprego no contexto da globalização”

 

UNIDADE 8

Соседние файлы в предмете [НЕСОРТИРОВАННОЕ]