Добавил:
Upload Опубликованный материал нарушает ваши авторские права? Сообщите нам.
Вуз: Предмет: Файл:
economia II.doc
Скачиваний:
7
Добавлен:
26.03.2016
Размер:
451.07 Кб
Скачать

UNIDADE 7

  1. Ler e compreender o texto

DESEMPREGO

Empregoé a função e a condição das pessoas que trabalham em carácter temporário ou permanente, em qualquer tipo de actividade económica. Pordesempregose entende a condição ou situação das pessoas incluídas na faixa das "idades activas" (em geral entre 14 e 65 anos), que estejam, por determinado prazo, sem realizar trabalho em qualquer tipo de actividade económica.

Desemprego é a medida da parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego. Esse fenómeno social é observado principalmente em países subdesenvolvidos cujas economias não conseguem suprir o crescimento populacional. Um agravante é a crescente mecanização e informatização dos processos de trabalho, acabando com cargos que antes eram desempenhados por pessoas sem instrução e qualificação e, agora, por exigirem conhecimento e formação, acabam excluindo muitos trabalhadores do mercado.

Os economistas distinguem quatro tipos de desemprego, isto é, conjuntural (cíclico), de fricção, estrutural e clássica.

Segundo os preceitos da economia Neoclássica, o desemprego naturalé a taxa para a qual uma economia caminha nolongo prazo, sendo compatível com o estado de equilíbrio de pleno emprego e com a ausência deinflação. Nessa situação, há um número de trabalhadores sem emprego, mas a oferta e a demanda por emprego estão em equilíbrio.

Desemprego conjuntural:também chamado desemprego cíclico, característico da depressão, quando os bancos retraem os créditos, desestimulando os investimentos, e o poder de compra dos assalariados cai em consequência da elevação de preços.

O desemprego estruturalverifica-se quando o número de desempregados é superior ao número de colaboradores que o mercado quer contratar e esse excesso de oferta de trabalhadores não é temporário. Na maior parte dos mercados , o excesso de oferta de um bem levaria a uma descida do seu preço (neste caso salário), que faria aumentar a quantidade procurada e eliminaria o excesso de oferta inicial. Assim, o desemprego estrutural ocorre, porque existem factores que impedem as variações dos preços, como por exemplo, a existência de um salário mínimo e legislação laboral que impede a flexibilidade de salários.

O desemprego estrutural resulta das mudanças da estrutura da economia. Estas provocam desajustamentos no emprego da mão-de-obra, assim como alterações na composição da economia associada ao desenvolvimento. Existem duas causas para este tipo dedesemprego: insuficiência da procura de bens e de serviços e insuficiência de investimento em torno da combinação de factores produtivos desfavoráveis. Esse tipo de desemprego é mais comum empaíses desenvolvidosdevido à grande mecanização dasindústrias, reduzindo os postos de trabalho.

O desemprego causado pelas novas tecnologias, como arobóticae ainformática, recebe o nome de desemprego estrutural. Ele não é resultado de uma crise económica, e sim das novas formas de organização do trabalho e da produção. Tanto os países ricos quanto os pobres são afectados pelo desemprego estrutural, um dos graves problemas de nossos dias.

Os principais sectores atingidos pelo desemprego estrutural são: agricultura, prestação de serviços e indústria.

O desemprego friccionalresulta da mobilidade da mão-de-obra e pode ser componente do desemprego natural. Ocorre durante o período de tempo em que um ou mais indivíduos se desempregam de um trabalho para procurar outro. Também poderá ocorrer quando se atravessa um período de transição, de um trabalho para outro, dentro da mesma área, como acontece na construção civil. A partir da modernidade, a tecnologia passou a ser um dos principais componentes causadores do desemprego friccional, pois máquinas passaram a realizar trabalhos antes feitos pelo homem, o que forçou uma mudança na actividade produtiva do trabalhador.

Desemprego temporário:forma de subemprego comum nas regiões agrícolas, motivado pelo carácter sazonal do trabalho em certos estores agrícolas.

O mercado de trabalho português caracteriza-se por baixo desemprego e uma taxa e emprego relativamente elevada. Estas características favoráveis são o resultado de um elevado grau de flexibilidade salarial, o contínuo reforço das políticas activas de emprego e um recurso crescente a formas mais flexíveis de emprego (por exemplo, contratos a prazo). De facto, as medidas activas do mercado de trabalho foram, em larga medida, organizadas para facilitar a entrada e a reentrada no mercado de trabalho dos grupos da população em risco, como os jovens e os desempregados de longa duração. Além disso, enquanto a rede de segurança social tem sido reforçada, os subsídios de desemprego e as provisões para pensões têm sido ajustadas para contribuir para "fazer com que o trabalho compense", melhorando assim os incentivos para aceitar empregos declarados. É importante preservar os aspectos que, de facto, deram flexibilidade ao mercado de trabalho. A legislação de protecção ao emprego é um elemento de inflexibilidade que permanece, sendo relativamente restritiva e podendo constituir um obstáculo à contratação "regular". Asnormas de despedimento individual continuam bastante dispendiosas. Os incentivos fiscais propostos às entidades patronais para transformar os contratos a prazo em contratos permanentes para jovens e desempregados de longa duração não deveriam ser vistos comosubstitutos para uma flexibilização das normas restritivas de protecção ao emprego, a qual, associada à estrita aplicação das regras laborais, constituiria o melhor modo de facilitar o ajustamento ao enquadramento competitivo.

Vocabulário

Idade activa трудоспособныйвозраст

Pessoas sem instrução e qualificação неквалифицированнаярабочаясила

Desemprego conjuntural циклическаябезработица

Desemprego friccional фрикционнаябезработица

Desemprego estrutural структурнаябезработица

Desemprego temporário временнаябезработица

Excesso de oferta превышениепредложения

Desajustamento дисбаланс,перекос,нарушение

Procura de bens e serviços спрос на товары и услуги

Actividade produtiva производственная деятельность

Sazonal сезонный

Segurança social социальное страхование

Subsídios de desemprego пособие по безработице

Despedimento увольнение

Contratos a prazo срочный контракт (договор)

Contrato permanente бессрочныйконтракт(договор)

Preecher as vagas заполнитьвакансию

Incentivos fiscais финансовыельготы

  1. Responda às perguntas

  1. O que é o desemprego de ponto de vista económico e social?

  2. Quantos tipos de desemprego destacam os economistas?

  3. Em que se manifesta o desemprego estrutural?

  4. A que se deve o desemprego conjuntural?

  5. Que fenómenos causam o aumento da taxa de desemprego?

  6. Como se caracteriza o mercado de trabalho em Portugal?

  7. Por que o pleno emprego é uma utópia?

    1. Exercícios de consolidação

  1. Força de trabalho, encontrar-se sem emprego, crescente mecanização e informatização, excluir muitos trabalhadores do mercado, equilíbrio, ausência da inflação, variação de preços, resultar das mudanças, insuficiência de investimento, mobilidade de mão-de-obra, subemprego, flexibilidade salarial, desempregados de longa duração, as normas de despedimento individual, incentivos fiscais

  1. Dar os equivalentes portugueses ás expressões russas que se dão à continuação:

Трудоспособный возраст, общественное явление, справляться с ростом населения, вид работы, знания и опыт, естественная безработица, трудовое законодательство, вызывать (являться причиной), новые формы организации труда, переходный период, сезонный характер работы, срочный договор, система социального страхования, пособие по безработице, легальное оформление на работу.

  1. Completar os espaços vagos com as palavras que se dão à continuação:

Profissionalização, desemprego, debate, capacidade, antes, superficial, época, processos, conjuntural, economia, intensificar, prazo, desafios, problemas, eliminar, perspectivas, globalização, à medida, mentira, trabalho.

Essa................................. vem acompanhada de uma intensa tecnificação eletrônica dos.............................. de trabalho e de produção. Tecnificar significa........................... a presença da máquina, do equipamento, das tecnologias eletrônicas, microeletrônicas, robóticas e de automação e, portanto,........................a mão-de-obra. Ela não dispensa o trabalho, mas potencializa a .........................................produtiva. Cinco empregados conseguem realizar o que.................................... demandava cinqüenta. É ....................................que o trabalho está em declínio. É uma análise muito........................... Na verdade, isso acontece desde 1500,...................... em que se adotam técnicas novas. Estamos vivendo em uma.......................... em que há uma forma de desemprego ...................................que resulta do metabolismo normal da ................. O............................... estrutural é diferente, é aquele que implica na dispensa a longo......................... do trabalhador, já que seu............................ foi substituído por outro meio. Faz parte dos....................... que a juventude enfrenta o reconhecimento desses........................ E é fundamental compreender quais são suas........................... no espaço do mercado, no espaço da.............................., para que assumam como cidadãos algum tipo de papel no............................. sobre os problemas da sociedade.

IV.Traduzir para o Português

  1. Помнениюнекоторыхученых,высокийуровеньбезработицынаблюдаетсявэкономическиотсталых странах.

  2. Повышение уровня механизации, применение промышленных роботов и компьютеров на производстве являются одной из причин роста безработицы в развитых странах.

  3. В развивающихся странах наблюдается значительное превышение предложения неквалифицированной рабочей силы.

  4. Экономический кризис не является причиной структурной безработицы, однако, по мнению многих экономистов, данный вид безработицы представляет одну из тяжелейших проблем для современного общества.

  5. До мирового финансового кризиса португальский рынок труда характеризовался низким уровнем безработицы и относительно высоким уровнем занятости.

  6. Те, кто потерял работу или ее не имеет, обычно получает пособие по безработице. Таким образом, человек может спокойно искать работу и уровень зарплаты, которые его устроят.

  7. Почти все страны сталкиваются с парадоксальной ситуацией: с одной стороны – для большинства населения нет работы, с другой – наблюдается нехватка высококвалифицированных специалистов, способных заполнить вакансии на предприятиях.

Соседние файлы в предмете [НЕСОРТИРОВАННОЕ]